Os vereadores mirins atuais e um vereador da legislatura passada participaram de uma viagem técnica a Curitiba na segunda-feira (2). Os adolescentes, acompanhados por um pai ou responsável, visitaram a Câmara Municipal de Curitiba, na parte da manhã; a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), à tarde; e ainda a sede da Defesa Civil Estadual. Também participaram da viagem técnica o presidente da Câmara Municipal de Mamborê, Mauricio Jotta Massano (MDB), e os vereadores: Fabio da Silva Ferreira (PV), Ildebrando Ribeiro de Oliveira (PV), José Corchak (PDT), Juvelino da Costa Guerra (PSD) e pastor Everson Clei Tiburcio (PSC); o coordenador do projeto Câmara Mirim de Mamborê, Hugo Leandro Simões Sorrilha; a técnica em enfermagem Cristiane de Souza; e uma representante de cada escola/colégio participante do projeto, no município.

Além de atuar durante um ano, apresentando indicações, requerimentos e até projetos de lei, a Câmara Municipal de Mamborê, proporciona visitas técnicas aos vereadores mirins. Estas são realizadas dentro do município, para conhecer melhor os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, com suas secretarias; e também na capital do estado, para que conheçam um pouco da estrutura dos Poderes na esfera estadual. Como as visitas técnicas são agendadas com antecedência, há guias para acompanhar os visitantes e repassar informações.

Locais visitados

Câmara Municipal

Valéria Nogueira, da equipe de Cerimonial da Câmara Municipal de Curitiba, recebeu a equipe, conduzindo os vereadores de Mamborê ao plenário. O presidente, Maurício Jotta Massano, e o vereador Pastor Everson foram convidados a se sentarem à mesa principal, durante a condução da sessão. O presidente da Câmara de Curitiba, Sabino Picolo, citou os vereadores e vereadores mirins de Mamborê, agradecendo-os pela presença.

Wolmir Aguiar, amigo do pastor Everson Clei Tiburcio, recebeu a equipe em uma das salas, fazendo a entrega de um distintivo (botton) da Câmara Municipal de Curitiba, aos vereadores e vereadores mirins. O vereador Dr. Wolmir é 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Curitiba.

Alep

A visita à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) teve início no Plenarinho. Paulo Gomes, da equipe de Cerimonial, falou sobre o funcionamento do Poder Legislativo Estadual e até convidou os visitantes de Mamborê para que participassem de uma simulação, compondo a mesa de trabalhos do Plenarinho, para melhor entender a realização de uma audiência pública, que é uma das funções do mesmo.

Jenifer Sarti, que com Paulo Gomes integram a equipe de Cerimonial, fizeram a entrega de um certificado da Alep à Câmara Municipal de Mamborê.

Em seguida, o grupo participou de parte da sessão da Alep e conversou com o presidente Ademar Luiz Traiano (PSDB) e com o deputado estadual Gilson de Souza (PSC). Acompanhado pelo vereador pastor Everson Clei Tiburcio, o presidente da Câmara Mirim, João Vitor Machado dos Santos, fez a entrega de uma carta, para que seja encaminhada ao governador do estado Ratinho Junior (PSD). O conteúdo da mesma é uma solicitação para que seja reconsiderada a decisão de extinção do Ensino Médio noturno.

Palácio Iguaçu

A visita à sede do Poder Executivo Estadual, Palácio Iguaçu, foi guiada por Kauana Velloso e teve início pela capela Nossa Senhora do Rocio. Várias informações históricas sobre o palácio foram repassadas aos visitantes, com destaque às obras que decoram as paredes dos salões.

Defesa Civil

Na sede da Defesa Civil Estadual, a equipe foi recepcionada pelo 1º sargento Hederson Liiber. Na sequência, o coronel Ricardo Silva, coordenador estadual de Defesa Civil do Paraná, fez um resumo dos trabalhos executados no estado, que é modelo no país e até fora dele. Os mamboreenses puderam conhecer a estrutura e a forma de funcionamento da Defesa Civil, os sistemas e as integrações de dados que permitem o monitoramento e acompanhamento contínuo do Estado. A equipe foi convidada, pelo Coronel Ricardo, a visitar a sala de monitoramento, verificando, inclusive, o que há de registros de catástrofes em Mamborê, registradas pela Defesa Civil, nos últimos anos.

Participantes do projeto

O projeto Câmara Mirim, desenvolvido pela Câmara Municipal de Mamborê, tem parceria do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e da Secretaria de Estado da Educação através dos estabelecimentos de ensino públicos localizados no município. Participam do projeto a Escola Estadual Rui Barbosa, representada pela professora Maria Helena Kuczka; Colégio Estadual João XXIII, representado por Ana Korchak; Colégio Estadual do Campo São Luiz Gonzaga; e Escola Nossa Senhora de Fátima, representada pela Ir. Bernadete Karabinoski.


Vídeo da viagem

Álbum com 103 fotos da viagem

Matéria sobre a visita no site da Defesa Civil Estadual


Embarque, em Mamborê, às 7h10 de domingo (1)


Almoço no Restaurante Benedita, em Irati


Recepção no Hotel Caravelle


Chegada à Câmara Municipal de Curitiba na manhã de segunda-feira (2)


Recepção visitantes de Mamborê


Mauricio J. Massano, presidente da Câmara de Mamborê e Sabino Picolo, presidente da Câmara de Curitiba


Mauricio J. Massano e pastor Everson Clei Tiburcio com o vereador Wolmir Aguiar e presidente Sabino Picolo


Vereadores de Mamborê durante sessão da Câmara de Curitiba


Vereadores mirins, vereador Dr. Wolmir e vereador Pastor Everson


Equipe de Mamborê recebida pelo vereador Wolmir Aguiar


Paulo Gomes, da equipe de Cerimonial, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep)


Plenarinho


Simulação de uma audiência pública para fins didáticos


Grupo de Mamborê participando de sessão da Alep


Jenifer Sarti e Paulo Gomes (Cerimonial) entregando um certificado da Alep em agradecimento pela visita


Certificado da visita à Alep


Equipe de Mamborê com o presidente da Alep, Ademar Luiz Traiano


Mamboreenses com o deputado estadual Gilson de Souza


João Vitor Machado dos Santos, presidente da Câmara Mirim, fazendo a entrega de uma carta ao deputado Gilson de Souza para ser encaminhada ao governador Ratinho Junior


Capela no Palácio Iguaçu


Palácio Iguaçu


Mapa do estado em alto relevo


Mapa em alto relevo


Palácio Iguaçu


Salão Petit


Salão Nobre


Equipe em frente ao Palácio Iguaçu


Visita à sede da Defesa Civil Estadual


Coronel Ricardo Silva, coordenador estadual de Defesa Civil


Sala de monitoramento dos 399 municípios do estado


Informações da Defesa Civil de Mamborê, com os registros de enchentes e outras catástrofes nos últimos anos


Coronel Ricardo